Pediatra e Infectologista lança conceito inovador para ajudar futuras mães a ter filhos mais saudáveis.

Um conceito já conhecido por algumas pessoas é o dos primeiros 1000 dias do bebê, ou seja, da fecundação, passando pelo nascimento e abrangendo os primeiros anos de vida. Durante este período, o bebê cresce e começa a ter hábitos alimentares que o acompanharão durante toda a sua vida.

Agora, o Dr. Edimilson Migowski, Infectologista, Pediatra, Diretor Geral do Instituto de Pediatria da UFRJ e sócio fundador do Instituto Prevenir é Saúde vai além, e apresenta o conceito dos 100 dias mais 1000. Após vários anos de estudos, O Dr. Edimilson percebeu que é fundamental para a saúde do bebê cuidar dos pais desde antes da fecundação.

Assim, a mulher, 100 dias antes da fecundação, deve começar a fazer exames ginecológicos, dentários, de urina, sangue, sempre verificar a pressão arterial, saber se todas as vacinas estão em dia, procurar aconselhamento psicológico e, é claro, cuidar da alimentação. Existe, por exemplo, orientação para que as futuras mães tomem ácido fólico todos os dias.

Sempre com o objetivo de promover a saúde, prevenindo as pessoas de contrair doenças, o Dr. Edimilson Migowski planeja lançar esse tema para discussão em todo o país. O objetivo é que o conceito dos 100 dias mais 1000, futuramente, passe a fazer parte de uma política de saúde, que atinja todos os níveis da nossa sociedade.